segunda-feira, 31 de agosto de 2009

"Creche ou escola..quem somos nós?




Provavelmente o maior desafio das Unidades Escolares de período Integral hoje, seja construir sua identidade enquanto escola e dar visibilidade a Comunidade Escolar, dessa identidade. Professores, gestão, pais,...todos cientes de seu papel e dos caminhos que cada um precisa trilhar nesse proceso de apropriação dessa identidade. Temos como herança a concepção de creche constituída no Brasil, nos anos 30, impregnada pela ideologia do trabalho, em atendimento a mãe trabalhadora, uma concepção eminentemente assistencialista. Como consequência, vivenciamos a confusão de que nossa rotina deva atender no cuidado ou na educação das crianças. Dosando ou priorizando uma ou outra dessas tarefas.
Na Emeii Irene Chermont já reafirmamos nossa identidade como escola e para tanto espaços e rotinas dessa Unidade Escolar foram elaborados e ocupados segundo essas concepções...não estamos prontos é claro, o seres humanos nunca estão(que bom!!), mas já trilhamos um longo caminho nos reafirmando como escola e para tanto responsáveis pela socialização do Conhecimento e constituição da Humanidade das crianças.
A cada reunião pedagógica, reunião de pais, atividades coletivas e individuais, estamos reafirmando esses princípios, negociando espaços e rotinas com toda a Comunidade Escolar.
Assim trabalhamos com o cuidar e o educar, duas metades de um mesmo processo, dialéticamente indissossiáveis, desconstruindo a imagem de que nosso trabalho pedagógico possa ser susbstituído pelas tarefas da rotina do cuidado, uma imagem cristalizada pela História das creches no Brasil.
Encontrando a identidade perdida de cada Unidade Escolar de Educação Infantil, em cada cidade, talvez possamos resgatar o papel da Educação Infantil, como espaço de práticas pedagógicas consistentes e atrair para nosso segmento de atuação profissional, políticas píublicas mais articuladas, que garantam suporte ao nosso trabalho e diminuam nossos desafios...
Griselda
diretora




15 comentários:

  1. Muito criativo seu blogger adorei, sua emeii está maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. A vida nos oferece 4 sentidos: Amar, Sofrer, Lutar e Vencer. Quem ama luta, quem luta sofre, quem sofre vence...por isso ame muito, sofra pouco e lute sempre!
    Parabéns pelo seu Blog!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia!!!

    Parabéns pelo trabalho maravilhoso de sua Unidade Escolar e quando precisar estamos sempre de portas aberta pode também procurar-nos.
    Verificamos ainda como é importante o registro e a divulgação de nosso trabalho.

    Profª ÂNGELA CRISTINA - EMEI "Roberval Barros"

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, seu blog está muito agradável e esclarecedor. Que este trabalho continue e possamos conhecer cada vez mais as diferentes realidades e os maravilhosos trabalhos realizados dentro das EMEIIs,como na EMEII Irene Chermont, afinal "Creche não é cabideiro" !

    ResponderExcluir
  5. Amei o Blog da escola, você está de parabéns, é muito importante divulgarmos e mostrarmos nosso trabalho dentro da EMEII.

    ResponderExcluir
  6. É DIFÍCIL DESCREVER COMO ME SINTO REALIZADA COM O TRABALHO DE "MINHA" ESCOLA. UM TRABALHO DESAFIADOR E MUITO GRATIFICANTE, QUE ME FAZ CRESCER A CADA DIA. oBRIGADA GRISELDA POR ACREDITAR E CONFIAR EM MIM...OBRIGADA A TODA A NOSSA EQUIPE, PELOS BRAÇOS ESTENDIDOS QUANDO SE FAZ NECESSÁRIO AQUELE APOIO; OBRIGADA CRIANÇAS, POR ME FAZER ACREDITAR QUE O MUNDO PODE SER MELHOR COM VOCÊS... BEIJINHOS pROª LUCIANA

    ResponderExcluir
  7. ADOREI O BLOG...PARABÉNS !!!
    ESTOU MUITO ORGULHOSA DE FAZER PARTE DESSA EQUIPE...
    EDUCAR É TUDO !!!

    ResponderExcluir
  8. Mais um ano letivo chegando ao fim. Já estamos com saudades desta turminha que parte para uma nova estapa escolar. Que todos vocês sejam muito felizes, crianças e nunca se esqueçam desta escola que foi tão especial para vocês. Voltem quando quiserem, para nos contar as novidades... Beijos no coraçãozinho de vocês. Profª Luciana Botini

    ResponderExcluir
  9. Sou a Gislaine mãe da Ingrid,adorei,minha filha adora a escola.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns a diretora Griselda e sua competente equipe de profissionais que nos dá a oportunidade de conhecer um pouco do grande trabalho pedagógico desenvolvido nesta Instituição de Ensino. Sinto-me honrada em conhecer profissionais que realmente se dedicam e engrandecem nosso ensino. Este espaço promove momentos para reflexão e análise das práticas educacionais. Como futura docente estou orgulhosa!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Vocês estão de parabens pelo trabalho essa é uma equipe maravilhosa agradeço pelo carinho que cuidam do meu tesouro.
    bjos a todos
    coloquem mais fotos das crianças.

    ResponderExcluir
  13. Voces só atendem em perido integral? Minha filha esta matriculada emuma emei e preciso transferi-la pois mudei de casa, agora estou no vista alegre, vcs tem vaga para meio periodo de manha para maternal 2?

    ResponderExcluir
  14. estou feliz por ter meus filhos em uma escola de profissionais competentes e que adoram o que fazem, voces estao de parabens
    maria laina

    ResponderExcluir
  15. Minha filha tbém é muito bem tratada nessa escola. Ela ama a Tia Rô. Obrigada por vcs existirem. Fabiana Jacobini, mãe da Carol Jacobini

    ResponderExcluir